quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que é poema?

Um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um carácter imaterial e transcendente.
Fortemente relacionado com a música, a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, a poesia era cantada. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma importância fulcral.

Platônico

Esse sentimento consome toda a minha sanidade
Você está em meus sonhos e isso é ruim
Quero esquecer que você arrebatou meu coração
Mas enlouqueço ao ouvir sua voz entre a multidão
Me acorde não quero mais seus beijos
Porque não quero acordar
E não os tê-los
Me diga então porque me olhas
Se não dizes o que sentes
E se ao mesmo tempo eu ouço o que tanto queria ouvir
quando os vejo.


(

Nenhum comentário:

Postar um comentário